Vire um expert na caça de projetos valiosos utilizando o Etherscan

Por André Castelo

Quer ter acesso às informações mais quentes do mundo cripto logo no começo do dia, todos os dias, na caixa do seu email? Cadastre-se gratuitamente na nossa newsletter!

Lucrar com projetos cripto não é fácil, mas é possível se você souber encontrar, filtrar e analisar informações antes dos outros. Nessa questão, compreender os exploradores de blocos e usá-los corretamente pode te dar uma grande vantagem para encontrar os melhores “alphas”. É por meio desse conhecimento que encontramos as gemas que fazem 100x ou ao menos saber se é seguro interagir com aquele protocolo para não correr o risco de perder todos os seus fundos. Mais do que isso, exploradores como o Etherscan agregam status e informações úteis sobre a blockchain, se tornando uma ferramenta vital para qualquer usuário que queira se aprofundar na Web3.

A ideia deste guia é abordar de forma prática as principais funções dessa ferramenta:

  • Gas Tracker;
  • Pesquisa de tokens ERC-20 (Altcoins);
  • Transações de NFTs e Mints;
  • Rastreamento de carteiras;
  • Análise de transações;
  • Pesquisa de Smart Contracts;
  • Leitura de Smart Contracts;

Mas o que é um explorador de blocos?

Um explorador de blocos permite que você procure qualquer endereço da Blockchain ou qualquer bloco dela e encontre todas as transações relacionadas. Sem os exploradores de blocos, você precisaria rodar um Node e fazer o download de cada transação da blockchain desde seu início. Entre os exploradores de blocos, o mais conhecido é o Etherscan.io, que fornece os dados da rede Ethereum.

Existem alguns benefícios em rodar o próprio Node, como contribuir para a segurança da rede, mas esta seria uma tarefa árdua para a maioria dos usuários Web3. Ao contrário do Etherscan, um Node não tem uma interface amigável para consultar dados. Além da usabilidade, existem alguns requisitos técnicos que também dificultariam a tarefa, como:

  • Ter um bom processador com banda ilimitada;
  • Computador ligado 24 horas por dia;
  • Ter um HD dedicado para o armazenamento da Ethereum;
  • Além disso, leva entre alguns dias e semanas para processar todos os dados;

Qual a função do Gas Tracker

A ferramenta “Gas Tracker” é uma das mais úteis no dia-a-dia, já que as taxas em operações envolvendo a rede Ethereum podem ser extremamente caras. O Etherscan pode te ajudar a identificar qual é o melhor momento para se fazer uma transação, ou seja, quando essas taxas estão mais baratas.

Fonte: Etherscan

Você pode olhar qual o custo atual e estimar qual seria a taxa mais baixa para sua transação se completar. Uma coisa útil a ser feita quando sua transação não for urgente é utilizar o histórico de preços para isso.

Observando o histórico de sete dias, conseguimos identificar quais foram os menores custos semanais. No caso dessa semana, os valores mínimos variaram entre 10 e 11 gwei nos dias 25 e 26.

Fonte: Etherscan

Baseado nesse histórico, caso a transação não for urgente, o ideal seria alterar o limite de gás entre 13 e 15. A transação levaria entre algumas horas ou até dias para ser concluída, porém tendo tempo, esse processo pode te economizar muito no custo das taxas ao longo do tempo. Uma dica: as taxas são geralmente mais baixas no final de semana entre 22h e 00h.

Você acessa o Gas Tracker do Etehrscan aqui: https://etherscan.io/gastracker

Como pesquisar tokens ERC-20 (Altcoins)

Você pode usar o Etherscan para pesquisar qualquer token ERC-20. Por ele, você tem acesso a dados importantes como capitalização de mercado, volume transacionado e número de holders.

Aqui, podemos nos aprofundar nos detalhes e ver facilmente quanto dinheiro está entrando e saindo, assim como a mudança nas participações das carteiras relevantes de cada token.

Você acessa o Token Tracker do Etherscan aqui: https://etherscan.io/tokens

Fonte: Etherscan

Abaixo, temos um exemplo de uma aba de holders do token SAND. Nela, podemos encontrar um detalhamento da distribuição dos tokens por endereço e as informações de contrato.

Fonte: Etherscan

Esses dados são essenciais caso desejemos aprofundar o entendimento no tokenomics do projeto e podem nos dar um panorama do possível sucesso do ecossistema. Tudo muda caso as principais baleias estejam despejando ou acumulando mais tokens.

Seguir o “smart money” e identificar quem detém o quê e quanto é uma das melhores maneiras de obter informações sobre a segurança e comportamento de um projeto.

Mintando, vendendo e comprando com NFTs

Da mesma forma que ocorre em tokens ERC-20, o Etherscan possibilita que encontremos todas as transações de NFTs, incluindo os “mints”, que é o processo de criação dos NFTs. As informações sobre holders, volume e velocidade em que estão ocorrendo as vendas podem nos dizer o quão bem um lançamento está indo ou se vai fracassar, e é um excelente complemento a análise do projeto em si. A maioria não olha para esse tipo de dado, use isso, pode te dar uma vantagem tremenda.

Fonte: Etherscan

Você acessa o NFT Tacker do Etehrscan aqui: https://etherscan.io/nfttracker#mint

Como rastrear Carteiras

O rastreamento de carteiras é uma das melhores funções do Etherscan. Isso nos permite filtrar o histórico de transações de acordo com o endereço para qualquer token ERC-20 ou NFT. Essa busca pode ser ainda mais detalhada utilizando os outros filtros disponíveis.

Uma estratégia interessante para encontrar carteiras para seguir é procurar endereços que entraram no início de bons projetos com posições relevantes. Para isso, basta filtrarmos as transações para visualizarmos as últimas (“last”).

Fonte: Etherscan

Se fizermos isso com a coleção NFT Goblintown (que foi um free mint e chegou a 8 ETH), conseguimos identificar uma carteira que começou a adquirir Goblins logo após a mintagem. Ao todo a carteira acumulou 45 Goblins, tendo um lucro de 145 ETH e atualmente está holdando apenas 6.

Fonte: Etherscan

Analisando essa carteira em específico, temos na página principal do endereço várias seções úteis:

  • Transactions; histórico geral de transações;
  • Internal Txns: interações com smart-contracts;
  • ERC-20 Txns: histórico de transações com tokens;
  • ERC-721 Txns: histórico de transações com NFTs;
  • Analytics: status e gráficos da carteira;
Fonte: Etherscan

A partir daí, é possível investigar se esse endereço tem um histórico de investimentos vencedores no passado. Caso seja encontrado um track-record consistente, essa passa a ser uma carteira que vale a pena ser monitorada.

Além disso, o explorador nos permite obter vários insights sobre transações individuais. Isso por si só tem múltiplas utilidades, desde refletir sobre nosso próprio processo decisório em operações passadas, até obter detalhes das operações dos outros. Por exemplo, a carteira abaixo aceitou pagar mais de 3 ETH (US$ 9,133.97 na época) para mintar um Moonbird, coleção que chegou a um floor de 42 ETH apenas seis dias depois.

Fonte: Etherscan

É importante lembrar que não se deve simplesmente copiar transações. Essa é apenas uma das informações relevantes para um processo de pesquisa e tomada de decisão de investimento.

Como pesquisar Smart Contracts

O recurso de pesquisa de contrato inteligente da Etherscan também é bastante útil. Por meio dele conseguimos informações sobre tokens específicos antes das outras pessoas. Também é possível encontrar quais contratos utilizam esse token em questão:

Fonte: Etherscan

Você acessa o Scmart Contract Search do Etehrscan aqui: https://etherscan.io/searchcontract

Fazendo leitura de Smart Contracts

Pelo explorador, é possível ter acesso ao código-fonte de qualquer contrato inteligente. Isso pode ser útil se você tiver experiência em leitura de código e quiser dar uma olhada mais de perto em um projeto. No exemplo abaixo, está o contrato da coleção Azuki.

Fonte: Etherscan

Para ler o contrato todo, basta substituir o “.io” por “deth.net” na url. Isso abre um diretório em que é possível realizar a auditoria completa do contrato.

Fonte: Etherscan

A blockchain é transparente e existe muito valor nas informações que conseguimos tirar de lá. Há muito o que descobrir no Etherscan. Por isso, não deixe que a dificuldade inicial te intimide. Grande parte do conhecimento ali pode ser obtido de forma simples e pode nos dar uma grande vantagem na construção de estratégias. É isso que nós da Projog fazemos com excelência. Se você também quer ser um expert, comece agora, mergulhe e brinque com esses recursos. Você verá que irá aprender na medida em que avança. Por isso, trate o Etherscan como mais uma grande ferramenta no seu arsenal de pesquisa do mundo cripto.

SOMOS A PROJOG!
Somos um fundo de Venture Capital e uma research brasileira. Construímos teses de investimentos em torno da Web3. Estamos de olho em como a tecnologia blockchain reimagina maneiras pelas quais o “capital” pode ser transmitido e o “valor” cultivado. Na Projog, acreditamos que os criptoativos representam uma mudança de paradigma na relação como humanos e dispositivos se organizam, colaboram e consomem. Nossa crença no futuro descentralizado nos torna mais que investidores, mas parceiros na construção das empresas que integram nosso portfólio.

JUNTE-SE A NÓS!
Se você gosta do que estamos fazendo e quer fazer parte da nossa comunidade, junte-se às nossas redes! Estamos ansiosos para conversar com todos vocês, compartilhar nossas teses de investimento, educar e discutir ideias.
Site |Discord | Instagram | Medium |Newsletter | Linkedin | Grupo gratuito

--

--

Somos um fundo VC e uma research brasileira. Acreditamos que os criptoativos representam uma mudança de paradigma na forma como humanos e dispositivos interagem

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store